segurança do trabalho
Os agentes biológicos são microrganismos causadores de doenças, aqueles onde as atividades e operações têm o contato permanente, onde os mesmos são divididos em dois grupos que se caracterizam como insalubres de grau máximo e médio.
Como principais exemplos temos os micro-organismos como vírus, bactérias, protozoários, fungos, artrópodes, parasitas e derivados de animais e vegetais (agentes que provocam alergia).
Vias de entrada dos agentes biológicos
Os riscos biológicos podem ser contraídos através das vias respiratórias, cutâneas e mucosas e digestivas.
Tipos de danos causados por estes riscos infecções: microbactérias parasitoses: esquistossomo, tripanossomo intoxicação: toxina botulínica, venenos de cobrasalergias: pólen, fungos, fezes de ácaros doenças autoimunes: estreptococo do grupo A carcinogênicos: HPV, vírus das hepatites B e C teratogênicos: rubéola, ebola classificação dos riscos classe 1: Agente que não oferece risco para o manipulador nem para comunidade.
Classe 2: agente com risco moderado para o manipulador e fraco para a comunidade.
Classe 3: agente com risco grave para o manipulador e moderado para a comunidade. Lesões e sinais clínicos graves e nem sempre há tratamento: HIV.
Classe 4: Agente com risco grave com risco para o manipulador e para a comunidade. Não há tratamento e os riscos são muito graves em caso de propagação. Ex: ebola.
Algumas doenças contraídas através dos riscos biológicos
HIV
Hepatite A, B, C
Tuberculose
Herpes
Influenzas
Meningite
Leptospirose
Intoxicação alimentar
Micoses
ebolaÉ regulamentado pelas NRsNR-9: Agentes biológicos nos ambientes de trabalhos que são capazes de causar danos a saúde do trabalhador, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição.
NR-32: Risco biológico é a probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos.
Transporte
O transporte de resíduos biológicos exige cuidados decorrentes da sua