segurança do trabalho
MÉTODO DE ENSAIO
PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Fernando Henrique Cardoso
MINISTRO DO TRABALHO E EMPREGO
Francisco Dornelles
FUNDACENTRO
PRESIDENTE DA FUNDACENTRO
Humberto Carlos Parro
DIRETOR EXECUTIVO
José Gaspar Ferraz de Campos
DIRETOR TÉCNICO
João Bosco Nunes Romeiro
DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
Antonio Sérgio Torquato
ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
José Carlos Crozera
DIVISÃO DE PUBLICAÇÕES
Elisabeth Rossi
Norma de Higiene
Ocupacional
Método de Ensaio
Método de Coleta e Análise de Fibras em Locais de Trabalho
Análise por Microscopia Ótica de Contraste de Fase
Equipe de elaboração:
Cristiane Queiroz Barbeiro Lima
Norma Conceição do Amaral
Este método de avaliação está incluído na série de Normas de Higiene Ocupacional (NHOs), elaborado por técnicos da Coordenação de Higiene do Trabalho da FUNDACENTRO, por meio do Projeto Difusão de Informações em Higiene do Trabalho 1998/1999.
2001
APRESENTAÇÃO
A Coordenação de Higiene do Trabalho da FUNDACENTRO, por meio do Projeto Difusão de Informações em Higiene do Trabalho 1998/1999, vem elaborando a série de normas técnicas denominadas Normas de Higiene
Ocupacional.
A avaliação ambiental nos locais de trabalho é uma medida preventiva importante, uma vez que pode indicar se determinadas condições de trabalho trarão prejuízos ou não à saúde dos trabalhadores, especialmente quando as doenças causadas pelo trabalho manifestam-se somente após longo tempo de latência, como é o caso das doenças originadas pela maioria das fibras.
Com o objetivo maior de verificar a eficiência das medidas de controle nos locais de trabalho que manipulam fibras foi desenvolvido este método, tendo como base as referências internacionais existentes e a aplicação prática.
Este método traz detalhes dos procedimentos necessários para coleta e análise de fibras e oferece ferramentas importantes para os trabalhos da Higiene Ocupacional.