Segurança do trabalho
CARCINOGÊNICOS
Tânia Mara Azevedo de Lima
(tmal77@ig.com.br)
Carcinogênico Ocupacional um potencial carcinogênico ocupacional significa qualquer substância, combinação ou mistura de substâncias, que causam um aumento da incidência de neoplasias benignas ou malignas, ou uma substancial diminuição do período de latência entre a exposição e o aparecimento da doença em humanos ou em um ou mais mamíferos de experimentação como resultado de exposição por via oral, respiratória ou dérmica, ou qualquer outra exposição que resulte na indução de tumor em um local diferente do local de administração. Esta definição também inclui qualquer substância que seja metabolizada em carcinogênicos ocupacionais pelos mamíferos (HUNTER, 1989).
Legislação Brasileira
• No Brasil, a legislação específica do Ministério do Trabalho e Emprego, reconhece como agentes cancerígenos, apenas cinco substâncias: benzeno,4-aminodifenil, benzidina, betanaftilamina e 4-nitrodifenil. Porém,agentes reconhecidamente cancerígenos, como radiação ionizante,amianto e a sílica, estão entre as que possuem exposições toleradas.Desta forma, adota-se no País a concepção de “níveis seguros” para a exposição ocupacional a maior parte dos cancerígenos, o que conflita com o atual conhecimento científico sobre carcinogênese, que não reconhece limites seguros para a exposição do trabalhador aos agentes cancerígenos (RIBEIRO; WÜNSCH FILHO, 2004).
Classificação dos carcinogênicos
• Classe I : substância cujo efeito carcinogênico para o homem foi demonstrado através de estudos epidemiológicos de causa-efeito. • Classe II : Substância provavelmente carcinogênicas para o homem.Estudos de toxicidade a longo prazo efetuados em animais.(Formol,cromio VI,benzeno). • Classe III : Substâncias suspeitas de causas de câncer no organismo humano, sem as quais não se dispõe de dados suficientes provar sua atividade carcinogênica , e os estudos