Segurança do trabalho
O Diagrama de Pareto, também conhecido como Curva ABC é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. Sua origem decorre de estudos do economista italiano Pareto e do grande mestre da qualidade Juran. O diagrama de Pareto torna visivelmente clara a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado, é uma ferramenta da qualidade, um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.
Objetivo: compreender a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas. O diagrama é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, que poucas causas são vitais, a maioria é trivial.
Permitir a estratificação de dados, isso é, a divisãode um conjunto de dados em partes.
Muitas vezes no Diagrama de Pareto são incluídos valores em porcentagem e o valor acumulado das ocorrências. Assim, torna-se possível avaliar o efeito acumulado dos itens pesquisados.
O Diagrama de Pareto é uma ferramenta muito importante porque através dele é possível identificar pequenos problemas que são críticos e causam grandes perdas.
Aplicação: Para o Diagrama ser aplicado, é importante seguir seis passos básicos:
*Determinar o objetivo do diagrama, ou seja, que tipo de perda você quer investigar;
*Definir o aspecto do tipo de perda, ou seja, como os dados serão classificados;
*Em uma tabela, ou folha de verificação, organizar os dados com as categorias do aspecto definido;
*Fazer os cálculos de frequência e agrupar as categorias que ocorrem com baixa frequência sob a denominação outros, calcular também o total e a porcentagem de cada