Segurança do Trabalho
Qualidade de vida no Trabalho.
Exemplo Google.
Muitas empresas já perceberam que sua produtividade está diretamente relacionada com o bem-estar de seus colaboradores. E para manter seus funcionários produzindo, fazem o possível para melhorar a qualidade de vida dentro da empresa. O efeito é a longo prazo e estas iniciativas melhoram o relacionamento entre os funcionários.
Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem.
A Google é uma das empresas que investe pesado em qualidade de vida em seus escritórios espelhados pelo mundo. São verdadeiros santuários para os seus colaboradores, que de tão envolvida pela empresa, passam muito mais tempo que o necessário trabalhando.
O conceito Google de gestão de pessoas
Com um conceito inovador de gestão de pessoas, a empresa cria um ambiente de trabalho confortável, que estimula a criatividade e a inovação.
“Isso serve para que as pessoas possam relaxar no meio do dia, ou na hora que elas quiserem. Temos também cuidados como creme de mão, espuma de barbear e desodorante dentro do banheiro”.
Dessa forma, parece até que os funcionários do Google não trabalham, mas pelo contrário, as atividades são muito bem administradas pela companhia. A política de gestão de pessoas do Google desenvolveu a seguinte fórmula: 70% - 20% - 10%, na qual a primeira porcentagem significa o tempo em que o empregado deve dedicar-se à empresa. Os 20 % representam o tempo em que deve se ocupar com pesquisas de interesse pessoal e os 10% restantes, quanto deve usar para lazer. “O Orkut foi desenvolvido por um de nossos funcionários nessa parte dos 20%”, conta Carlos Félix Ximenes, gerente de Comunicação do Google Brasil. Para trabalhar no Google, os profissionais precisam possuir capacidade de exercer as suas atividades em equipe, pois os projetos podem estar sob liderança de qualquer profissional de suas