segurança do trabalho
1. TECNÓLOGO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
As atribuições do tecnólogo em segurança estar no sentido de assegura ao trabalhador a tranqüilidade e a certeza que voltarão ao lar após a sua jornada de trabalho, isto é , o tecnólogo em segurança analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo sua eliminação ou seu controle, ele executar os procedimentos de segurança e programas de prevenção de acidentes do trabalho.
Para isso o Tecnólogo promover debates, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos e utilizar outros recursos de ordem didática com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, visando evitar acidentes e doenças profissionais. Ele indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, recursos audiovisuais e didáticos e outros materiais considerados indispensáveis, de acordo com a legislação vigente.
Faz o levantamento e estudar os dados estatísticos de acidentes do trabalho, calcular a freqüência e a gravidade destes para ajustes das ações prevencionistas, que permitam a proteção coletiva e individual.
O campo de atuação do Tecnólogo de segurança do trabalho é em Todos os segmentos indústrias, empresas públicas e privadas de qualquer ramo de atividade econômica, consultorias, planejamento, auditoria, tratamento de água e saneamento, empresas da área de saúde, mineração, petróleo, siderurgia, construção civil, transportes, comércio, estabelecimento de ensino, agronegócios , dentre outras. bem como a preservação do meio ambiente e a saúde do trabalhador.
2. NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PREVIDENCIÁRIOS
É a metodologia que tem o objetivo de identificar quais doenças e