Segurança do Trabalho
A Classificação de extintores são três: A, B e C;
Extintores de classe A:
Possuem como agente a ÁGUA PRESSURIZADA.
Uso: O extintor de classe A só pode ser usado combustíveis comuns sólidos, não energizados, que deixem resíduos. (Ex: madeira, papel, tecido).
Forma de Combate: Este agente age de forma na forma de resfriamento atenuando ou acabando com o principio de incêndio.
Extintores de classe B:
Possuem como agente o PÓ QUIMICO.
Uso: O extintor de classe B deve ser usado em situações com líquidos inflamáveis(Ex. Gasolina, Querosene, Óleo Diesel, Álcool e etc...).
Forma de Combate: Este agente age na forma de abafamento do fogo no principio de incêndio, o seu uso não é aconselhável em caso de equipamentos sensíveis como equipamentos elétricos.
Extintores de classe C: Possuem como agente o CO²
Uso: O extintor de classe C deve ser usando em situações em situações com gases, e equipamentos energizados(Ex. Computador(energizado) e Gás GLP).
Forma de Combate: Este Agente age quando acionado criando uma nuvem que abafa e resfria, reduzindo a concentração de oxigênio na concentração do principio de incêndio.
INSTRUÇÕES PARA O USO DO EXTINTOR
Identificar o combustível/material incendiado;
Permanecer em uma distancia segura(aproximadamente 3mt);
Com o extintor no chão, soltar o lacre e fazer um pequeno e rápido teste no jato;
Usar a favor do vento se houver;
Direcionar o jato ao principio do fogo, fazendo movimentos para a criação de uma névoa/nuvem no caso das Classes B e C, já na classe A direcione o jato de na base do fogo de maneira direta.
Manutenção: A manutenção deve ser realiazada, mensal, semestral ou anualmente; De acordo com a quantidade e necessidade de uso. Observar sempre nos que possuem o manômetro se estão devidamente carregados.
Testes Hidrostáticos: Todos os extintores devem ser testados num período máximo de 4(cinco) anos, ou quando apresentarem sinais de amassamentos, danos