Segurança do trabalho
Curso Técnico de Segurança no Trabalho
Sinalização de Segurança
Alessandro José Brando Aguiar
Camila Senra de Barcelos
Edmar Henrique da Silva
José Carlos Felix dos Santos
Leandro de Oliveira Santos
Tatiana Domênica l. T. Bezerra
Vanessa Mariana da Silva
Vinicius de Oliveira
Queimados, RJ, dezembro 2013
Introdução
Sinalização é o conjunto de estímulos que informam ao indivíduo sobre a melhor conduta a tomar perante a determinadas circunstâncias relevantes, está relacionadas com um objeto, uma atividade ou uma situação determinada, fornece uma indicação ou prescrição relativa à segurança, saúde (ambas) no trabalho.
Uma obra bem sinalizada tem menor probabilidade de ocorrência de acidentes. As sinalizações utilizadas na construção civil devem ser ilustradas com tipologia de fácil leitura, compreensão com grafismo, cor e tamanho adequado.
Placas e cartazes devem indicar as principais entradas, saidas e rotas de fuga na indústria da construção civil, manter a comunicação por meio de avisos, advertir contra perigo de contato ou acionamento acidental de partes móveis de máquinas e equipamentos e quanto ao risco de queda e alertar quanto a obrigatoriedade do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual). De acordo com o tipo de obra é necessário, ainda, alertar quanto ao isolamento das áreas de transporte e circulação de materiais por grua, guincho e guindaste, e identificar acessos, circulação de veículos e equipamentos na obra e locais com substâncias tóxicas, corrosivas, inflmáveis, explosivas e radioativas. A partir da compreensão desses conceitos, o principal objetivo é analisar a sinalização de segurança dentro da construção civil e com esta análise expor quais as sinalizações de segurança estão sendo utilizadas ou não, quais seriam as necessidades para o trabalho que está em andamento alertando e chamando a atenção de forma rápida e segura dos trabalhadores e