segurança do trabalho
2º MÓDULO SEGURANÇA DO TRABALHO -
APOSTILA DE ERGONOMIA
Conteúdo
INTRODUÇÃO
Um dos principais aspectos da busca da eficiência é a organização do trabalho. As novas tecnologias, associadas às técnicas administrativas que privilegiam a qualidade e a produtividade, surgem em ritmo intenso. Daí a necessidade de adaptação constante do dia-a-dia da empresa as regras da ergonomia.
A referência é sempre o ser humano. A visão ergonômica se insere como um dos aspectos principais da tendência contemporânea de crescimento que, além de aumentar a produtividade, garante conforto, segurança e maior eficiência na execução do trabalho.
A ergonomia e seus procedimentos são os princípios de organização do trabalho que melhor compatibilizam a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores.
Ela evita procedimentos incompatíveis com os princípios da qualidade total e das modernas técnicas de gerenciamento. Através de uma atenção prioritária a ergonomia, evita-se energias despendidas inutilmente pelos empregados, as fadigas físicas e mentais, além do absenteísmo, elemento nocivo ao bom andamento do trabalho.
ERGONOMIA
1-O que é ergonomia?
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.
Estudo entre o Homem e o seu trabalho, equipamento e meio ambiente.
2-Qual o objetivo da ergonomia? O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de desempenhá-lo visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e