Segurança do trabalho
Estudante pouco dedicado, mas apaixonado pela filosofia vivia sua liberdade de forma desordenada até se encontrar com os escritos de Cícero, que causou grande revolução em sua vida e partir daí ele inicia seu caminho de conhecimento.
No ano 386, quando passava várias crises em sua vida, Agostinho estava meditando num jardim sobre a sua situação espiritual, e ouviu uma voz de criança próxima à porta que dizia: "Tome e Leia". Agostinho abriu sua Bíblia em Romanos 13.13,14 e a leitura trouxe-lhe a luz que sua alma não conseguiu encontrar nem no maniqueísmo nem no neo-platonismo. Com sua conversão à Cristo, ele despediu sua concubina e abandonou sua profissão no Império. Sua mãe, que muito orara por sua conversão, morreu logo depois do seu batismo, realizado por Ambrósio na Páscoa de 387.
Uma vez batizado, regressou um ano depois para Cartago, Norte da África, onde foi ordenado sacerdote em 391. Em Tagaste, ele supervisionou e instruiu um grupo de irmãos batizados chamados de "Servos de Deus". Cinco anos depois, foi consagrado bispo de Hipona por pedido daquela congregação, onde permaneceu até sua morte. Daí até sua morte em 430, empenhou-se na administração episcopal, estudando e escrevendo.
O jovem Agostinho notadamente conhecido por sua experiência de vida e mudança radical de comportamento aprendeu como fazer bom uso de sua liberdade conhecendo a si mesmo, e correndo em busca de aprofundar este conhecimento, lutou para dar um sentido à sua juventude. Este capitulo visa a partir da visão agostiniana se encontrar com a liberdade como um caminho a ser percorrido,pelo jovem de hoje enquanto ser em busca da verdade. Vamos juntos com Agostinho descobrir este caminho rumo à Liberdade.
“Ama e faze o que queres”
Para pensar um pouco:
Poeta da Liberdade
Ourinhos, São