segurança do trabalho
O objetivo deste relatório é mostrar a função das sinalizações no canteiro de obra, para fim de prevenção de acidentes. Mostrar em que áreas é necessário à implantação de sinalizações, como essa sinalização deve ser exposta, que padrões ele deve seguir. Sejam elas sinalizações de perigo, precaução, instrução de segurança ou direcional.
Pretende-se com isso expor a real importância das sinalizações no canteiro de obra, tanto para prevenções de acidentes, quanto para identificação de funções ou até mesmo educacionais.
2. Justificativa
A indústria da Construção é um dos importantes setores da economia Brasileira principalmente em função de empregar um grande contingente de mão de obra, tanto direto como indireta. No entanto, segundo Costa (2004) a realidade da mão de obra empregada é uma característica importante do setor, onde não se encontra especialização e, sim, um trabalho artesanal, comparando com outros setores. Suas peculiaridades, que a diferenciam dos demais setores industriais, refletem em uma estrutura complexa e dinâmica, na qual as condições de trabalho ainda são precárias. Fatores estes que dificultam a adoção de soluções padrões para a sinalização dos canteiros de obra.
Por isso, mostra-se necessária aplicação de sinalizações de fácil copreensão nos canteiros de obra. E para isso é preciso ter um bom conhecimento do uso das placas informativas, para que ela não crie duvidas no funcionário.
3. Metodologia
O trabalho se baseou em pesquisas bibliográficas e estudo de campo. Buscando trazer dados cruciais de livros e pesquisas sobre o tema, e avaliar o real pratica desses dados em canteiros de obra.
Foram visitados três canteiros de obras, em áreas distintas da região metropolitana do Recife, a fim de fazer uma analise comparativa de tais canteiros. E com isso, discutir como está sendo aplicada a