Segurança do trabalho
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental – DECA
Disciplina: Segurança Industrial
Professora: Maria Bernadete
Diagnóstico das Condições de Segurança e Higiene do Trabalho em Canteiros de obras
Alunos: Alisson Bruno Oliveira de Lima - Matrícula: 10921387 Luan Luiz Félix de Melo – Matrícula: 11011843 Thiago José Souza Cordeiro – Matrícula: 11011117
João Pessoa
Out/2012
1– Introdução
1.1 - Objetivo Este trabalho objetiva expor a aplicação dos conhecimentos higiene e segurança no trabalho adquiridos na disciplina Segurança Industrial na área da construção civil ao ser feita uma avaliação de uma situação de construção. Tudo isso em um diagnóstico, o qual examina as condições de segurança e higiene do trabalho, através do conhecimento da política de segurança da empresa e de aplicação da NR-18. Isso obtido por meio de entrevista a um profissional qualificado e responsável da construtora em questão e verificado no canteiro de obra.
1.2 - Panorama da indústria da construção civil
Após sair de um período de baixa, a construção civil se tornou um dos setores da economia em maior crescimento nos últimos anos. A indústria da construção está entre as que mais empregam pessoas e é responsável por grande parcela da atividade produtiva no Brasil e no mundo. Sendo, atualmente, alvo de investimentos em grande escala, sobretudo no que se refere à atuação do governo federal na área com obras do programa de aceleração do crescimento (PAC) e programa “Minha casa, minha vida”, além dos elevados investimentos ligados à copa do mundo de 2014 e às olimpíadas de 2016.
Alguns outros fatores estão ligados ao amplo crescimento desse setor, tal como o aumento da renda do cidadão, que nos últimos anos induziu um aumento na demanda por moradias.
No Brasil, a indústria da construção responde por cerca de 5% do emprego formal e 6,5% do total de ocupados (formal ou