Segurança do trabalho
Vivemos e trabalhamos em uma cidade violenta. Os conceitos de prevenção devem ser aplicados a tudo o que fazemos e nosso local de trabalho não é uma exceção. Cada dia mais aumentam as estatísticas de incidentes violentos em estabelecimentos públicos, fábricas, escolas, bancos, etc. Conceitos de vigilância que, anteriormente, eram aplicados somente em estabelecimentos de alto risco, como bancos, por exemplo, hoje estendem-se a todo tipo de empresa, independente do porte ou do negócio a que se dedicam.
Se sua empresa possui um plano de segurança escrito e detalhado, adapte-se a ele, cumpra rigorosamente as regras estabelecidas, independentemente de eventuais constrangimentos e restrições aos quais tenha que se submeter. A política de segurança não significa uma desconfiança da empresa em relação a seus empregados, mas sim uma atitude pró-ativa de proteção a eles e ao negócio.
Contudo, se a empresa onde trabalha não possui uma política e um programa de segurança eficientes, incentive seus superiores a criá-los. A prevenção de perdas pode representar a própria sobrevivência na empresa.
O fato de trabalharem muitas pessoas e circularem outras tantas significa que não só você, mas todos devem estar atentos às necessidades de prevenção.
O primeiro passo é o rígido controle de quem tem acesso ao local; é necessário o controle e identificação de todos que pretendam adentrá-lo.
Quanto mais livre o acesso, maior será o risco de ser molestado dentro do próprio ambiente de trabalho.
Os planos de segurança devem ser do conhecimento de todos os funcionários, desde o sistema de combate a incêndio, até uma eventual invasão para assalto ou seqüestro.
Tenha sempre em mente em bom plano de