Segurança do trabalho
O termo Ergonomia deriva das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (leis, regras). Este termo foi utilizado pela primeira vez em 1857 por um polaco, de nome Wojciech Jastrzebowski que publicou uma obra intitulada “Ensaios de Ergonomia ou ciência do trabalho, baseada nas leis objetivas da ciência sobre a natureza”. A Ergonomia é então definida como a ciência da utilização das forças e das capacidades humanas.
"O estudo do relacionamento entre o ser humano o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia, na solução de problemas surgidos neste relacionamento".
A Ergonomia (ou o estudo dos fatores humanos) é a disciplina científica relacionada com a compreensão das interações entre os seres humanos e os outros elementos de um sistema, e a profissão que aplica os princípios teóricos, dados e métodos pertinentes para conceber com vista à otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema.
1.1-Tipos de Ergonomia
Dentro da disciplina, os domínios de especialização representam competências mais profundas em atributos específicos humanos ou características de interação humana:
•Ergonomia Física: Diz respeito às características humanas anatómicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas que se relacionam com a atividade física. Os tópicos relativos incluem posturas de trabalho, manipulação de materiais, movimentos repetitivos, lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho, layout do posto de trabalho, segurança e saúde.
•Ergonomia Cognitiva: Diz respeito aos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, e resposta motora, que afetam as interações entre humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem a carga de trabalho mental, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem-computador, fiabilidade humana, stress do trabalho, e formação relacionadas com a concepção homem-sistema.
• Ergonomia