Segurança do trabalho
Turma: TST Turma: D Turno: Noturno
Professor: Ana Cristina Barros do Prado
Elaboração Documento Base PPRA – Programa de Prevenção Riscos Ambientais.
Discente:
1 – Objetivo do PPRA: Este documento visa zela pela saúde e integridade física do trabalhador por meio de programas de prevenção de riscos ambientais, protegendo também o meio ambiente.
2- Riscos Ambientais Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição capazes de causar danos á saúde do trabalhador.
2.1 – Agentes Ergonômicos São as condições de trabalho em interação com as condições psicofisiologicas do trabalhador conforme a Nr17 2.1.2-Acidentes São todas as situações encontradas no ambiente de trabalho que ofereçam riscos de acidentes ou doenças ao trabalhador. 3- Embasamento Técnico Consideram-se agentes físicas diversas outras formas de energia tais como: fontes de vibrações, ruídos em que os trabalhadores ficam expostos durante as realizações dos trabalhos dentro da empresa. 3.1 Consideram se agentes químicos as substâncias, compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória ou nas formas de poeiras, fumos, nevoas, neblinas, gases ou vapores, ou que pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou serem absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão 3.1.2-Consideram agentes biológicos as bactérias, grupos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus entre outros. 4- Nível de Ação: Considera-se níveis de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição a informação aos trabalhadores e o