Segurança do trabalho - Vibrações
Saúde e
Segurança do trabalhador Vibração
Vibrações e sua história o o
A vibração está presente já nos primeiros tempos da História da Humanidade.
Instrumentos rudimentares, como apitos e tambores, têm no seu princípio de funcionamento um problema vibratório como essência.
Estes
instrumentos tiveram muita importância entre os povos primitivos como meios de comunicação.
Vibração ou oscilação o É qualquer movimento que se repete, regular ou irregularmente, depois de um intervalo de tempo. Assim, para o perfeito entendimento deste tipo de movimento, torna-se necessário o estudo do movimento de oscilação de um corpo em torno de uma posição de equilíbrio, bem como das forças e/ou momentos a ele associados.
Classificação da vibração
As vibrações transmitidas ao corpo humano podem ser classificadas em dois tipos, de acordo com a região do corpo atingida: Vibrações de Corpo Inteiro.
Vibrações de Extremidades.
Vibrações de corpo inteiro. o São vibrações transmitidas ao corpo como um todo, geralmente por meio da superfície de suporte, tal como pé, costas, nádegas de um ser humano sentado, ou na área de suporte de uma pessoa reclinada.
Vibrações de corpo inteiro. o Estas vibrações são específicas para atividades de transporte, tais como caminhão, trator, empilhadeira, ônibus, trem, entre outros.
Exemplos:
Vibrações de Extremidades
São
vibrações que atingem certas partes do corpo, principalmente mãos, braços e outros. Ocorrendo nos trabalhos com ferramentas manuais (operador de martelete pneumático, operador de lixadeira, operador de motosserra, entre outros). Exemplos:
Risco a saúde
Na
avaliação ocupacional da vibração, vários fatores influenciam na caracterização do risco, entre os quais se destacam: amplitude da vibração, sua frequência, sua direção e o tempo de exposição do trabalhador.
Efeitos Sobre a Saúde
A vibração de corpo