Segurança do trabalho - PPRA
1. Ergonomia Física
2. Ergonomia Cognitiva
3. Ergonomia Organizacional
( 2 ) Refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.
( 1 ) Refere-se à manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas.
( 3 ) Relacionada com a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos.
2. O que estuda a psicopatologia do trabalho? Por que a abordagem clássica da Ergonomia é considerada incompleta se comparada à psicopatologia do trabalho?
Estuda as reações PSICOSSOMÁTICAS dos trabalhadores e seu sofrimento frente à situações problemáticas da rotina do trabalho. Antes a ergonomia pensava apenas nas questões físicas dos trabalhadores.
3. O que você entende por estereótipo popular? Cite duas formas de se reduzir possíveis erros de acionamento devido à projetos que não seguem um estereótipo popular?
São as práticas de uso consagradas, ou seja, o movimento esperado pela maioria das pessoas no tocante à operação de dispositivos de manejo, controle, leitura, etc. Colocando identificações e ensinando as pessoas.
4. Como o Taylorismo e o Fordismo tendiam a propiciar e agravar problemas ergonômicos nos trabalhadores na época da revolução industrial?
O Taylorismo e o Fordismo propunha que o funcionário desempenha-se apenas uma função com os mesmos movimentos para que se rende mais o serviço. Davam prêmios por produtividade, o operário que se adequava ao ritmo da maquina.
5. Qual o principal objetivo da ergonomia e por que usá-la?
O principal objetivo e o estudo da adaptação do trabalho as carcterias fisiológicas e psicológicas do ser humano. Para que não ocorra acidentes, maior satisfação do funcionário e maior produtividade