Segurança do trabalho na enfermagem
O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por:
Técnico de Segurança do Trabalho,
Engenheiro de Segurança do Trabalho,
Médico do Trabalho,
Técnico de Enfermagem do Trabalho; e
Enfermeiro do Trabalho.
Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
SAÚDE DO TRABALHADOR
Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
O PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde do Trabalhador - é um programa que especifica procedimentos e condutas a serem adotadas pelas empresas em função dos riscos aos quais os empregados se expõem no ambiente de trabalho. Seu objetivo é prevenir, detectar precocemente, monitorar e controlar possíveis danos à saúde do empregado.
O Programa é de inteira responsabilidade do empregador.
Todas as empresas que possuam empregados, independente do tamanho e grau de risco, desde que regidos pela CLT são obrigadas a implantar o PCMSO.
Excluem-se desta obrigatoriedade de indicar médico coordenador deste Programa as Empresas:
* Grau de Risco 1 e 2 (conforme NR-04) que possuam até 25 funcionários.
* Grau de Risco 3 e 4 com até 10 funcionários.
* Empresas de Grau de Risco 1 e 2 que possuam 25 a 50 funcionários, poderão estar desobrigadas de indicar Médico Coordenador, desde que essa deliberação seja concedida através de negociação coletiva.
* Empresas de Grau de Risco 3 e 4 que possuam 10 a 20 funcionários poderão estar desobrigados de indicar médico coordenador, desde que essa deliberação seja concedida através de negociação coletiva.
O PCMSO é responsável por realizar:
AVALIAÇÃO SENSITIVA DO AMBIENTE
* Visita à