Segurança do Trabalho - Estudo de caso
O presente relatório apresentará um resumo descritivo das principais atividades desenvolvidas pela empresa CARAM com relação às suas práticas de segurança do trabalho. 1.1 Justificativa
Segurança no trabalho são as medidas e formas de minimizar possíveis riscos de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como visa proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Esse conjunto de medidas adotadas deve atuar sobre homens, máquinas e instalações, levando sempre em consideração todas as atividades realizadas pelo homem.
Por esse motivo, a escolha da empresa se deu pelo fato de que é uma fábrica em que uso de EPI’s e EPC’s têm de ser essencial, assim como uma boa prática de medidas de seguranças, já que as atividades desenvolvidas nela junto aos seus equipamentos podem oferecer riscos à integridade de seus funcionários.
Devido a um histórico recente de um acidente ocorrido devido ao mau uso de EPI por parte de um funcionário, o grupo resolveu fazer um estudo aprimorado sobre o chão da fábrica da empresa e estudar como a falta de um equipamento de segurança ou uso incorreto deste podem acarretar num grave acidente. E a partir das análises feitas, descrever o cenário observado e abordar tudo necessário para a prevenção de acidentes no local.
De acordo com as informações levantadas e com o que pôde ser observado durante as visitas, a CARAM possui diversas medidas de segurança, devido ao alto risco de acidentes como já foi comentado anteriormente. Com isso, desde treinamentos para os seus funcionários, até placas e sinalizações, são utilizadas em praticamente todas as áreas da empresa, principalmente aquelas que precisam do uso de EPI, nas quais apresentam placas de segurança e placas que informam qual EPI deverá ser utilizado no local. A empresa foi extremamente atenciosa quanto ao trabalho proposto, também por saber da importância da segurança do trabalho. Não houve nenhuma resistência por parte do