Segurança de uma lavanderia - cipa
As leis de acidente trabalho surgiram no ano de 1984 na Alemanha, mas só chegou ao Brasil em meados de 1900 com o decreto 3.724 de 15/01/1919. A partir daí as empresas foram responsabilizadas pela saúde e segurança do seu colaborador. A implantação de programas de prevenção ao acidente de trabalho é primordial, pois evita transtornos financeiros, pessoais, patológicos e passivos trabalhistas para ambas as partes.
A saúde e segurança do trabalho é: “ a ciência que atua na prevenção dos acidentes de trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais” (SALIBA, 2008).
O projeto será elaborado em uma lavanderia, onde serão identificados os riscos existentes, o uso dos EPI’s, eliminação ou redução dos riscos, prevenção de acidentes e conscientização dos colaboradores.
Podemos identificar diversos riscos na lavanderia, sendo eles: Ruídos constantes; Altas temperaturas; Vapores de alta pressão; Ambientes úmidos e escorregadios; Vapores químicos; Produtos cáusticos e químicos; Caldeiras de alta pressão; Sinalização dos locais de risco;
Para que os riscos possam ser eliminados é necessário a implantação de um projeto com normas e regulamentos rígidos aos colaboradores para que a incidência de acidentes de trabalho seja a mínima ou nula.
Através dos riscos já avaliados iniciaremos a eliminação dos riscos baseados nas NRs.
Primeiramente a empresa devera criar um programa de prevenção de acidentes, onde deve apresentar aos colaboradores os riscos de acidentes a importância do uso do equipamento de proteção individual e coletivo, isso poderá ser feito através de palestras, cursos e orientações, lembrando que já existe dois programas a CIPA (Comissão interna de prevenção de acidentes) e a SIPAT (Semana interna de prevenção de acidentes do trabalho).
Já com o colabores orientados, partiremos para a solução dos riscos apresentados anteriormente: Ruídos constantes (NR 15) o colaborador devera usar o protetor auricular, evitar