Segurança de redes
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE COMUNICAÇÕES
DCO 0003 – Redes de Computadores I
SEGURANÇA DE REDES
Componentes
Francisco Régis da Silva Pereira
2008.02.1661 – fregispereira@ig.com.br
Talles Leonardo da Silva
2008.02.1882 – talinho_zorra@hotmail.com
Orientação
Cristhianne Fátima Linhares Vasconcelos
Departamento de Engenharia de Comunicações
INTRODUÇÃO
Comunicar-se é algo instintivo dos seres humanos. Nascemos, crescemos e aprendemos a interagir com o mundo e com os seres que nos rodeiam. Estudamos e nos relacionamos comunicativamente com nossos semelhantes, ou seja, falamos (transmitimos) e ouvimos (recebemos) informações do que ocorre, quer seja para nos informarmos, nos divertimos ou simplesmente (e mais importante) para que tenhamos algo a ensinar e aprender reciprocamente com alguém.
As redes de comunicação (televisão, rádio, computadores...) foram desenvolvidas e aprimoradas para que a capacidade de informação alcance o maior número de pessoas possíveis.
Porém, há uma modalidade de comunicação que queremos manter em sigilo para que possamos estar seguros e garantir uma espécie de confiança nas informações trocadas. E é essa modalidade que a partir de agora, nos concentraremos em explicar e mostrar as principais técnicas de segurança de informação em redes de computadores.
Natal, RN
Junho de 2012
ÍNDICE
1. O QUE É “SEGURANÇA NA REDE”?
O que seria do mundo se algumas informações estivessem ao alcance de todos (algo parecido com um regime socialista, onde tudo que alguém tem, pertence também a todos), ou seja, como você se sentiria se eu pudesse ter acesso às suas transações financeiras, seus gastos, suas propriedades, seus imóveis, ou de alguma forma,