segurança da navegaçao
INTRODUÇÃO
A necessidade de aperfeiçoamento na segurança da navegação é indispensável. Na navegação empregada na pesca não é diferente, pois oferece riscos ainda mais altos. Com o avanço tecnológico e o consequente surgimento de novas tecnologias, tem-se uma grande variedade de possibilidades de se utilizar tais tecnologias a favor da segurança da navegação. Com o avanço da legislação e consequentes determinações legais visando aprimorar a segurança da navegação, existem especificações e regras qualitativas e quantitativas que o pessoal, o material de bordo, os instrumentos e equipamentos de navegação devem quantitativa e qualitativamente atender.
No litoral do Piauí é pesca é totalmente artesanal, com cerca de três mil embarcações registradas na Capitania dos Portos do Piauí, sendo todas elas miúdas e pequenas. Mesmo as embarcações de pesca pequenas não se eximem das determinações legais e nem do avanço da tecnologia.
O trabalho tem como objetivo levantar um retrato atual desta situação, visando a partir dele definir se a navegação das embarcações de pesca aportadas nos municípios de Luís Correia e Parnaíba no Piauí é realizada com segurança.
Aspectos como a escolaridade dos Mestres em uma amostra típica das embarcações da região, a existência do material recomendado a bordo, sua conservação, a percepção subjetiva dos Mestres em relação à sua navegação e acidentes sofridos dentre outros aspectos de relevância foram levantados por um questionário aplicado a vinte experimentados Mestres de embarcações de pesca.
Da análise feita surgiu a conclusão de que há espaço para melhorar a segurança da navegação nas embarcações de pesca que aportam em Luís
Correia e Parnaíba Piauí.
11
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1 A história da navegação
Segundo Miguens (1996), dentre as várias definições de navegação, uma que apresenta com propriedade os principais aspectos envolvidos na questão, estabelece que “navegação é a ciência e a arte de