Segurança da mobilidade
Professor: David Prata
Aluno: Alan Diêgo Aurélio Carneiro
Disciplina: Segurança e Auditoria de Sistemas
Resumo Segurança da Informação:
Um diferencial determinante na competitividade das corporações
Os incidentes de segurança da informação vêm aumentando consideravelmente ao longo dos últimos anos e assumem ameaças e as formas mais variadas, como, por exemplo: infecção por vírus, acesso não autorizado, ataques denial of service contra redes e sistemas, furto de informação proprietária, invasão de sistemas, fraudes internas e externas, uso não autorizado de redes sem fio, entre outras
Um dos principais motivadores desse aumento é a difusão da Internet, que cresceu de alguns milhares de usuários no início da década de 1980 para centenas de milhões de usuários ao redor do globo nos dias de hoje. Outros fatores como o aumento do número de vulnerabilidades nos sistemas existentes, como, por exemplo, as brechas de segurança nos sistemas operacionais utilizados em servidores e estações de trabalho.
As fronteiras da segurança se expandem, continuamente, na medida do avanço tecnológico. O universo de novas tecnologias evolui rapidamente e de formas até imprevisíveis. Essa evolução contínua coloca os executivos de segurança em uma posição desconfortável, tentando estabelecer controle sobre um alvo que se move e se modifica continuamente.
Alguns exemplos de tecnologias bastante populares utilizadas no escritório, mas que podem causar sérios danos quando usadas sem o devido cuidado ou de forma maliciosa, são:
1. Telefones celulares com câmera
2. Dispositivos de armazenamento de dados portáveis
3. Dispositivos sem fio
4. Serviços peer-to-peer e web-based services
As fronteiras da segurança da informação vão muito além da segurança lógica. Permeiam também a segurança física, que tem por objetivo prevenir acesso não autorizado, dano e interferência às informações, equipamentos e instalações físicas da organização. O