Segurança da informação
RESUMO: Uma informação gerada por uma empresa ou em qualquer outro trabalho pode apresentar grande importância para o negócio podendo trazer vantagens na tomada de decisão ou desvantagens caso caia nas mãos de alguém não autorizado a acessá-la que a utilize fins maliciosos. Neste trabalho foram estudados conceitos de segurança da informação, e a elaboração de uma política de segurança da informação tomando como referência a NBR ISO 27002. A política de segurança da informação é a base da construção da segurança da informação dentro de uma empresa sendo definido nela os procedimentos, as normas, ferramentas e responsabilidades que garantam o controle e organização correta da manipulação dos dados (informação).
Introdução
Qual é o bem mais valioso para uma instituição? Não são seus funcionários, nem suas ações e nem sua imagem. O bem mais valioso é a IFORMAÇÃO. Com a informação certa, é possível erguer e derrubar empresas gigantescas ou até mesmo tirar líderes do poder de seus países. E é claro que, um bem tão valioso, tem a necessidade de ser devidamente protegido. Porém, no mundo em que vivemos hoje, onde toda essa informação não é guardada em forma de papéis, mas sim, de forma digital, como proteger algo intangível? Como proteger algo que não poder simplesmente jogar dentro de um cofre e jogar a chave fora? Esse é justamente o foco de nossa pesquisa, buscar meios e ferramentas para que uma instituição possa usufruir de todos os meios de comunicação, como por exemplo, a internet, sem que ela corra o risco de ter suas informações usurpadas, colocando a integridade da instituição em risco.
Objetivos
O foco principal dessa pesquisa consiste em analisar toda e qualquer possível ameaça à integridade das informações de uma instituição, bem como os meios possíveis para que essas ameaças sejam anuladas garantindo que a informação continue sendo acessada pela instituição normalmente. Nosso principal embasamento está na norma NBR ISO