Segurança da informação
Se g urança da Info rm ação
Segurança da Informação A informação é o maior patrimônio para muitas empresas e protege-la não é uma atividade simples. Entretanto, para que seja possível obter nível aceitável de segurança, não basta reunir um conjunto de ferramentas de software e implementá-las. Os seus resultados tornam-se mais eficazes quando sua utilização está dentro do contexto de um Plano de Segurança, elaborado em conjunto pelos níveis estratégicos, tático e operacional da empresa. É claro que as medidas de segurança não asseguram 100% de proteção contra todas as ameaças, mas a definição das expectativas da Organização, com relação ao comportamento e os procedimentos necessários no manuseio dos seus bens/ativos, deverá estar mais do que nunca enraizados na cultura da empresa, pois segurança não é só uma questão técnica, mas de política e educação empresarial.
2
Se g urança da Info rm ação
Segurança da Informação Portanto a segurança de uma empresa não esta ligado somente a produtos voltados à segurança como: Firewall; ✗Software de encriptação de dados; ✗IDS; ✗etc.
✗
Mas sua abrangência vai muito além disso, como podendo-se citar: Análise de Risco; ➢Política de Segurança; ➢Controle de Acesso Físico e Lógico; ➢Treinamento e Conscientização para Segurança da Informação; ➢Plano de Contingência.
➢
A segurança da informação pode e deve ser tratada como um conjunto de mecanismo conforme acima exposto, devendo ser adequada à necessidade de cada empresa.
3
Se g urança da Info rm ação
Segurança da Informação Alguns pontos são importantes de determinar quanto a segurança, e a empresa deve sempre tê-los em mente: ✔O que deve ser protegido? ✔Contra o que será necessário proteger? ✔Como será feita a proteção? Além disso, será necessário determinar que nível de segurança é necessário, bem como avaliar a questão custo x beneficio.
4
Se g urança da Info rm ação
Segurança da Informação Exemplo: Uma agência de publicidade,