Segurança da informação
Quando analisamos com detalhes os processos de
TI das empresas percebemos que muitas de suas aplicações não são estratégicas e não demandam tanto por segurança ou disponibilidade a tal ponto de que sejam realizados fortes aportes de capitais para suportar tal operação com recursos de alta capacidade e sem de fato utilizarem totalmente o seu potencial. Esse investimento mal realizado acaba afetando as áreas que realmente são críticas e essências para o negócio da companhia.
E as organizações estão sempre sob a pressão por redução de custos e paralelamente, a complexidade do ambiente de negócios demanda respostas mais rápidas de TI e soluções cada vez mais complexas.
Analisando todo o potencial de cloud computing, podemos fazer com que essas duas vertentes andem juntas e de forma harmoniosa.
E o que é Cloud? Como entender os seus conceitos e utilizálos de forma produtiva e efetiva no planejamento estratégico das companhias?
Entendo cloud como sendo a organização de recursos computacionais armazenados em poderosos
Data Centers que oferecem serviços com alta escalabilidade, acessibilidade e disponibilidade, interligados e acessíveis de qualquer ponto da rede mundial de computadores (internet). O gerenciamento facilitado e os baixos custos também são inerentes aos conceitos de cloud computing.
São muitos os recursos que compõem a simplicidade que cloud computing representa para essa nova visão da reestruturação de TI nas empresas e nossa viagem começa justamente pelo ambiente onde toda essa organização é desenvolvida e preparada para nos atender: O Data Center.
O que falar dos Data Centers modernos, lugares fantásticos repletos de alta