Segurança da informação
Visando esse aspecto, a criptografia, os processos de autenticação e certificação digital têm se desenvolvido, buscando soluções cada vez mais seguras. Por exemplo, para que transações comerciais sejam efetuadas sem prejuízos tanto do lado do consumidor quanto do lado do prestador de serviços, a criptografia, a autenticação e a certificação digital se tornaram necessidades na internet, sendo que cada dia tenta-se implementar algoritmos cada vez mais poderosos e difíceis de serem decifrados por pessoas não autorizadas.
A Certificação digital é uma aplicação na qual uma autoridade de certificação "assina" uma mensagem contendo o nome de um usuário "A" e sua chave pública, de forma que qualquer pessoa possa verificar que a mensagem foi assinada apenas pela autoridade de certificação e assim incrementa crédito na chave pública de "A". Com uma assinatura digital comum, qualquer um pode verificar a qualquer momento que a certificação foi assinada pela autoridade de certificação, sem acesso à informação secreta.
Já a autenticação em um sistema digital é o processo por meio do qual o receptor de uma mensagem digital pode confiar na identidade do remetente e / ou na integridade da mensagem. Os protocolos de autenticação podem ser baseados tanto em sistemas criptográficos convencionais de chave-secreta como DES ou em sistemas de chave-pública como o RSA. Nesse caso, a autenticação em sistemas de chave pública utiliza assinaturas digitais. A necessidade de assinaturas digitais surgiu justamente dessa proliferação de comunicações e transações digitais.
Dessa forma, a principal motivação dos sistemas de criptografia é proporcionar segurança a todos usuários e evitar que