Segurança da informação
OBJETIVO
Apresentar aspectos gerais da segurança e legislação da informação.
PALAVRAS CHAVES:
– Segurança
– Informação
– Normas
– Legislação Pontual
RESUMO
Analisando nosso presente momento histórico, nos encontramos com um complexo e, de certo modo, eficiente mundo da informação. Entretanto como sendo complexo e quantitativo mostra-se, também com o decorrer do tempo e a evolução das tecnologias, altamente inseguro. As preocupações com segurança da informação torna-se cada vez mais primordiais, levando empresas, executivos e inclusive pessoas físicas a obterem conhecimentos no mínimo de conceitos básicos de segurança da informação.
Com o decorrer do tempo foram criados textos modelos e referências gerais para instruções e precauções básicas no ambiente tecnológico, com a evolução dessas atitudes criaram-se, através de órgãos e instituições públicas normas mais especifícas, afim de padronizar o sistema de informação em geral.
Posteriormente e/ou paralelamente a esta fase de normatização, surgiu a elaboração e aplicação de modelos legislativos especifícos aos sistemas de informação, levando em conta conceitos e modelos da segurança da informação.
INTRODUÇÃO
Esse artigo vem elucidar de forma clara e objetiva os aspectos gerais da segurança da informação. Nortear-se-a por quatro tópicos principais, os quais estão intrinsecamente ligados: considerações históricas da necessidade de proteção de informações trocadas; conceitos fundamentais e evolução da concientização da proteção de informações; surgimento e evolução de textos modelos e normas principais; e surgimento, evolução e explanação da legislação competente a esse segmento.
Histórico e Normas
Desde o início da civilização humana há uma preocupação com as informações e com os conhecimentos atrelados a elas. Inicialmente, esta atenção especial pode ser observada no processo de escrita de alguns povos, como é o caso da antiga civilização egípcia, na qual somente as castas