Segurança da informação
ANTÔNIO: - A criptografia assimétrica possui uma chave para cifrar e outra para decifrar.
LUCIANO: - Sim, ela é bem diferente da criptografia simétrica, que possui uma chave secreta apenas.
ANTÔNIO: - O melhor de tudo é que a criptografia assimétrica terminou com o problema da distribuição de chaves.
Por meio deste pequeno diálogo, é possível perceber que Antônio fez uma afirmação muito contundente. Cite se é FALSA ou VERDADEIRA a reposta de Antônio. Se for FALSA, explique por que e exemplifique uma solução. Se for VERDADEIRO, explique os motivos de sua resposta.
Verdadeira. Porque a criptografia simétrica utiliza da mesma chave para codificar e descodificar a informação, sendo que para o receptor da mensagem poder descodificá-la, o mesmo precisará da chave, e como a transmissão das chaves entre os dois lados pode não ser segura, pode acabar comprometendo a segurança. Esse problema tende a se agravar quando há uma troca de informações com mais de dois pontos.
2- Explique o que vêm a ser um firewall, suas funcionalidades básicas e qual a razão de se utilizar um segmento de rede chamado DMZ na topologia do firewall. (2,5 pontos)
É uma barreira de proteção que controla o tráfego de dados entre a estação e a rede, tendo por princípio básico permitir que somente dados autorizados sejam transmitidos ou recebidos. Pode ser via hardware ou software, dependendo da necessidade. A DMZ é a zona desmilitarizada, que consiste em uma pequena rede situada entre uma rede confiável e um não confiável. Ele mantém os serviços que possuem acesso externo separados da rede local, criando uma camada extra, fazendo com que um possível ataque tenha menos danos. A utilização de firewall com dmz é interessante pois evita que a rede local seja diretamente acessada externamente, garantindo maior segurança.
3- Explique com as suas