SEGURANÇA DA INFORMAÇÂO - ATÉ ONDE ESTAMOS SEGUROS NA REDE
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SEGURANÇA DA INFORMAÇÂO
ATÉ ONDE ESTAMOS SEGUROS NA REDE
DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PROFESSOR: JÉMERSON QUIRINO DE ALMEIDA
MAYKON HENRIQUE FACINCANI
1º ANO
JALES
2012
1. INTRODUÇÃO
O bem mais precioso de qualquer empresa sempre foi a informação, os dados de clientes, de fornecedores, contas a pagar e a receber, uma vez sem esses dados a empresa não tinha mais como seguir em frente no mercado. Antigamente todas essas informações eram guardadas em papel, e armazenadas em arquivos mortos, que em algumas empresas grandes precisava de um prédio exclusivamente para isso.
Atualmente a grande maioria das empresas, e também pessoas comuns já migraram para sistemas computacionais para o armazenamento desses dados, no entanto assim como o armazenamento físico tinha suas desvantagens o armazenamento digital também as tem.
Sempre estamos expostos à riscos ao nos conectarmos à rede para buscar informações, sendo que a todo momento estamos trocando informações com a rede e caso haja alguma falha de segurança nesse processo colocamos em risco a segurança de nossas próprias informações.
2. O PERIGO INTERNO
Dissemos anteriormente que o armazenamento digital também tinha suas desvantagens, e quais seriam elas? Por mais cuidado que tenha ao trabalhar nesses dados, existem brechas que podem ser superadas sem muito esforço por alguém que a conheça.
Um exemplo que podemos mostrar é o fato de que geralmente nas empresas os dados ficam centralizados em um ponto da rede e todos os funcionários os acessam diretamente pela rede. No entanto, no momento da transferência do arquivo pela rede, se o nível de segurança for muito simples, um invasor pode ter acesso total ao documento sem ter que fazer a invasão dos equipamentos, através de sniffers.
Para as empresas existe ainda um outro risco além do externo o interno como aponta Pupolin (2007, p.22) esses