segurança da informaçao
Hélio Miguel do Nascimento
Redes 3º Período
BRASÍLIA / DF.
INTRODUÇÃO
Irei tratar de uma forma geral o conceito de informação, bem como a segurança da informação em TI.
A palavra INFORMAÇÃO para alguns pode ter vários significados, já para outros pode assumir apenas um, termos agregados a informação encontrei milhares, desde informação privilegiada, passando por informação genética, e por ai vai...
Se entrarmos no campo da filosofia então começaríamos por Aristóteles, passaríamos por Hegel, por Marx, dentre tantos outros e talvez nunca chegássemos a um consenso...
Então o que é informação?
CONCEITO DE INFORMAÇÃO:
Segundo o AURÉLIO (1995), “informação é um dado acerca de alguém ou algo; o conhecimento; segundo a teoria da informação, a medida da redução da incerteza.
Informação: do lat. informatione. 1. Ato ou efeito de informar. 2. Dados acerca de alguém ou algo. 3. Conhecimento amplo e bem fundamentado, resultante da análise e combinação de vários informes.”
Um dos melhores conceitos de informação que li foi: Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.
De acordo com Claude Shannon (1916-2001): a informação está presente sempre que um sinal é transmitido de um lugar para outro.
A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenómeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é à base do conhecimento.
Como tal, outra perspectiva indica-nos que a informação é um fenómeno que confere significado ou sentido às coisas, já que através de códigos e de conjuntos de dados, forma os modelos do pensamento humano.
Existem diversas espécies que comunicam entre si através da transmissão de informação para a sua sobrevivência; a diferença para os seres humanos reside na capacidade de criar códigos e símbolos