segurança corporativa
Assim, podemos conceituar a Inteligência Corporativa como a atividade especializada e permanentemente exercida, que reúne dados informações e conhecimentos sobre os ativos, os recursos e os processos inerentes ao Ambiente Organizacional, utilizando-se de metodologia, técnicas e recursos especializados.
A proteção do conhecimento empresarial – a contrainteligência - visa a se antepor a todo e qualquer tipo de ameaça que possa incidir sobre os ativos, recursos e processos das organizações.
A contrainteligência, para cumprir sua finalidade, precisa produzir conhecimentos a respeito não apenas da Inteligência Adversa, mas também em torno das próprias vulnerabilidades da organização, tarefa que implica uma permanente coleta de informações sobre a potencialidades dos concorrentes.
Medidas Estáticas: São barreiras e equipamentos utilizados no sistema de segurança que visam inibir e impedir ações criminosas, bem como garantir maior eficiência da atividade de vigilância patrimonial. Ex: Barreiras perimetrais, circuito fechado de TV, etc.
Medidas Dinâmicas: É a atuação inteligente do agente de segurança, como pessoa capacitada para fazer a segurança física das instalações e dignitários. Ex: Identificação pessoal, abordagem à distância, etc.
temos que saber que o maior erro do profissional de segurança é não acreditar na audácia do criminoso, mesmo as pesquisas indicando que, via de regra, as invasões ocorrem pelas entradas permitidas.
Sensibilidade e Periculosidade
Podemos considerar sensíveis todos os materiais, equipamentos, processos, operações, áreas, instalações, dependências e ambientes, cargos ou funções, doados, informação ou conhecimentos cujo valor, natureza ou importância exerça, direta ou indiretamente, grave influência sobre regularidade da atividade institucional.
Podemos considerar perigosos todos os materiais, equipamentos, processos, operações,