Segurança Alimentar
1. ESTUDO DE CASO....................................................................................................7
2. ANÁLISE DE POSSÍVEIS CAUSAS.......................................................................8
3. SUGESTÃO DE MELHORIA ..................................................................................9
4. ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA FISCALIZAÇÃO..............................................9
5. CONCLUSÃO...........................................................................................................10
6. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................26 FIGURAS
Figura 1. Fonte: Apresentação Anvisa..........................................................................9
1 ESTUDO DE CASO
1.1 DESCRITIVO DO PROBLEMA APRESENTADO
Cerca de seis crianças passaram mal e deram entrada no Pronto Atendimento Muni-cipal de Rondonópolis na última segunda-feira (13) com sinais de intoxicação ali-mentar. O órgão fiscalizador foi informado e abriu uma sindicância para apurar os casos.
Apesar dos médicos do Pronto Atendimento terem encontrado o problema em pelo menos seis crianças, no órgão vinculado à Secretaria de Saúde apenas duas notifi-cações chegaram.
Dois primos, um menino de dois anos e uma menina de três anos, dividiram uma coxinha comprada em uma rede de supermercados no Jardim Atlântico e passaram mal. Vomitaram a tarde toda e a família procurou o médico.
“Minha sobrinha teve complicações mais graves e chegou a ficar desacordada du-rante uns minutos”, disse APO, que acompanhou o filho e a sobrinha na unidade.
De acordo com uma funcionária do órgão fiscalizador Vigilância, foi realizada uma fiscalização no supermercado e não foi encontrado nada irregular. A ocorrência foi encaminhada para o município onde as crianças residem.
“Ainda não fizemos toda a investigação, mas isso não quer dizer que foi aqui. Talvez elas