Segurança Alimentar
Reafirmamos que um ambiente político, social e econômico pacífico, adequado e estável, é a condição essencial para que os Estados sejam capazes de dar uma adequada prioridade à segurança alimentar e à erradicação da pobreza. A Democracia a promoção e a proteção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, incluindo o direito ao desenvolvimento e a uma completa e igual participação dos homens e mulheres, são indispensáveis para se alcançar uma segurança alimentar sustentável para todos.
Há uma necessidade urgente de agir, a fim de assumir as nossas responsabilidades para alcançar uma segurança alimentar que esteja ao alcance das gerações presentes e futuras. Atingir uma verdadeira segurança alimentar é uma tarefa complexa, cuja responsabilidade cabe principalmente aos nossos Governos. A eles incumbe criar um ambiente propício e adotar políticas que promovam a paz, assim como a estabilidade social, política e econômica, e a igualdade entre os sexos.
A preocupação maior é pela persistência da fome o que, a nível mundial, constitui um perigo para as sociedades nacionais