segurança alimentar e nutricional
Armazenamento inadequado de alimentos e suas consequências
Conservação e preparo
As técnicas usadas para lavar, armazenar e preparar os alimentos não só afetam o sabor, a textura e o valor nutricional, mas também são fundamentais para evitar que os alimentos estraguem e provoquem doenças.
Usando os métodos adequados para preparar e armazenar os alimentos você não só os mantém íntegros e nutritivos- preservando sua aparência sabor e textura apetitosa- mas, também faz economia. A exposição ao calor, à luz, à umidade e ao ar pode resultar em alimentos estragados ou deteriorados. Se guardados por muito tempo, muitos perdem o sabor a textura e o valor nutricional. O manuseio e o armazenamento inadequados também podem criar a possibilidade de envenenamento alimentar.
Em casa e ao fazer compras use a "regra das duas horas" Guarde todos os perecíveis na geladeira ou no congelador até duas horas após a compra até seu preparo. Se estiver calor, reduza o tempo para uma hora e guarde os alimentos perecíveis em um isopor. Os alimentos de maior risco são carnes, peixes, frutos do mar, aves, ovos laticínios, maioneses e alimentos úmidos como recheios para aves. É muito importante que esses alimentos sejam manuseados com cuidado e é ainda mais importante que sejam mantidos na temperatura correta- alimentos quentes, mantidos quentes, e alimentos frios, conservados frios.
Alimentos armazenados
O calor e a umidade potencializam o risco de deterioração dos alimentos. Portanto, nunca guarde alimentos em lugares quentes, como próximo do fogão ou da geladeira. Para minimizar o risco de contaminação e de envenenamento acidental, guarde os alimentos e os produtos de limpeza em lugares diferentes.
Até mesmo os produtos enlatados estragam com o tempo. Portanto, guarde as latas de acordo com a data em que foram compradas, para que a lata mais antiga seja usada antes. Adote a regra “primeiro a entrar, primeiro a sair” para todos os produtos