Seguranca
Vivemos num país onde o assunto segurança está em evidência em todos os meios de comunicação, independente de região ou de classe social, a violência nos preocupa a cada dia e a ausência do Estado em determinados locais que julgamos ser de suma importância como, por exemplo, as favelas em algumas cidades, e até porque não em nossas fronteiras e divisas com os Estados.
Segurança e planejamento lidam com os mais diversos aspectos que esse tema engloba, ele traça um histórico que toca na base da urbanização como fator determinante da situação atual, e passa por pontos variados como segurança e ordem publica. A violência às organizações criminosas a estrutura judicial, a mídia, o trafico de drogas de armas, a segurança patrimonial, identificação dos perigos e planejamento e estratégias entre muitos outros.
A historia nos mostra que a violência só se perceptível nos dias atuais por conta do crescimento desorganizado de cidades sem planejamento, falta de estrutura, escolas e uma politica seriam de segurança publica voltada não somente para o combate ao crime, mas também para a prevenção. Com isso as forças de segurança que são oriundas do século XVIII. Infelizmente na estrutura jurídica dos nosso país, nossa legislação esta muito atrasada em relação ao crescimento e modalidades que o crime apresenta, a violência é um fenômeno social que é encontrado em cidades com uma estrutura básica comprometida.
A delinquência de um grupo de jovens que associados para cometerem ilícitos penais são conceituados por alguns autores como crime organizado, que hoje vimos agirem de forma organizada, coordenada, planejada, mas não deixando de lado o lado violento da modalidade.
O assalto a bancos ou a estabelecimentos comercia estão mais frequente o que dar a entender que a violência esta sempre avançando enquanto o poder publica tenta alcançar a escalada.
Outro fator considerado é o trafico de armas mesmo com uma legislação que recentemente sofreu algumas