Seguranca e Medicina do Trabalho
UNIVERSIDADE POLITÉCNICA
Curso de Engenharia Mecânica
Cadeira de Higiene e Segurança no Trabalho
4º Ano - 15º Módulo
Segurança e Medicina do Trabalho
Tete, Agosto de 2015
ISUTE
UNIVERSIDADE POLITÉCNICA
Curso de Engenharia Mecânica
Cadeira de Higiene e Segurança no Trabalho
4º Ano - 15º Módulo
Discentes:
Docente:
Sambo, Feliciano
Engª Julieta Serra
Luis, Joaquim
Tete, Agosto de 2015
Prefácio
As mudanças no mundo do trabalho que advem das inovações tecnológicas e organizacionais têm incrementado significativamente a produção nas empresas, eliminando assim tarefas penosas ou pesadas. Essa relação estabelecida entre o homem e a tecnologia ocasionou novos riscos para a saúde dos trabalhadores, tanto nos aspectos físico, mental ou social.
A área de Saúde e Segurança Ocupacional, nas empresas modernas, está sendo considerada estratégica na acção de crescimento e desenvolvimento. Está totalmente integrada aos processos e métodos de trabalho, na busca da competitividade, qualidade e melhoria das condições de vida dos trabalhadores, por atuar, não apenas, na adequação de métodos e processos, mas na criação de uma cultura prevencionista.
O desafio continua o de superar preceitos e paradigmas antigos, estimulando as empresas e trabalhadores a perceberem a importância do estabelecimento de ações preventivas, não só por obrigatoriedade legal, mas como um compromisso insubstituível com a qualidade de vida, com a produtividade, com o lucro e com a sobrevivência.
Todos os seres humanos têm direito ao melhor estado de saúde, independente de raça, religião, opinião política, condição econômica ou social. “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças, levando-se em conta que o homem é um ser que se distingue não somente por suas atividades físicas, mas também por seus atributos mentais, espirituais e morais e por sua adaptação ao meio em que vive” (ORGANIZAÇÃO
MUNDIAL DA SAÚDE, 1946).
Ìndice
Introdução