seguranca rodoviaria
3.1 Conceito de avaliação
Avaliação é um processo que se conduz antes durante e depois de um projecto, na avaliação se faz o juízo da relevância do objectivo e estratégias, da eficiência no alcance dos objectivos e resultados esperados, da eficiência no uso dos recursos e sustentabilidade da intervenção. Na avaliação se compara a consecução das metas reias com as estabelecidas dando as razoes do sucesso ou da falha. Avalia a qualidade e desempenho da gerência e determina a eficiência económica. Ela identifica as lições aprendidas e propõe recomendações de modo a reforçar os acertos, se necessário ajustar, reorientar e modificar os objectivos, metas ou arranjos organizacionais e recursos.
3.2 Necessidade de avaliação de projecto e os pré-requisitos
A avaliação ex: ante e ex: post é importante pra estabelecer os pontos fracos e prontos antes da sua realização (ex: ante) e depois da sua realização (ex: post), e isso permite ver ate que ponto os objectivos foram satisfeitos.
Alguns projectos são inovativos e é importante verificar se as inovações são satisfatórias, outros projectos são completamente novos e interessa acompanhar a sua implementação sendo necessário fazer uma avaliação contínua para identificar e localizar os possíveis aspectos do projecto que precisam ser ajustados.
A avaliação de projectos permite verificar os aspectos técnicos, económicos sociais e institucionais. Os problemas que surgem durante a implementação dos projectos agrários são analisados durante a fase de avaliação. Portanto a avaliação pode ser técnica económica social ou institucional. Se o desenho do projecto foi mal formulado por mais que a implementação seja bem feita os resultados não irão satisfazer os objectivos predefinidos.
Cinco problemas problemas associados à falhas de projectos agrários:
1. Tecnologia não apropriada
2. Sistemas de suporte não apropriados e fraca rede de infraestruturas.
3. Falta de inclusão de aspectos