SEGURAN A EM SISTEMAS DE REDES
Nomes: Fabricio e Jerry
1. Garantir que ninguém mais saiba esta chave além do transmissor e do receptor. Sua vantagem principal é a velocidade com relação à assimétrica.
2. DES divide a mensagem em blocos de 64 bits, cifra cada um destes blocos com uma chave de 56 bits, o restante é utilizado para checar a paridade. Apesar de ter sido utilizado por todo o mundo, o DES é considerado inseguro devido a vulnerabilidade contra programas de força-bruta.
3DES foi a forma de triplicar a segurança da criptografia anterior DES, os dados são encriptados em três ciframentos sucessivos, garantindo maior segurança, porém, o 3DES é mais lento que o DES.
AES foi criado para suprir as falhas das criptografias anteriores, este protocolo suporta tamanhos de chaves e blocos variados entre 128, 160, 192, 224 e 256 bits, garantindo maior segurança e velocidade em relação ao 3DES.
3. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via e-mail ou outras formas, a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono.
4. Maria passaria a chave pública para João, ao receber a mensagem, João cifra a mensagem com a chave pública recebida por Maria e a retorna para a mesma, que receberá a mensagem e decifra utilizando a chave privada.
5. O Warchalking (Guerra de giz) foi um termo criado por hackers, com intuito de identificar redes wireless desprotegidas. Informações são dadas como criptografia, protocolos através de símbolos. Com isso, o invasor sabe onde atacar e pode navegar gratuitamente na web ou invadir a rede para segundas intenções. Wardriving é a prática de dirigir um carro enquanto detecta pontos de Wi-fi aberto. O Warchalking foi criado a partir da analogia do Wardriving.
6. Que os usuários leigos não configuram o equipamento, que por padrão vêm sem uma chave de segurança e acaba deixando sua rede vulnerável a invasões e acessos à rede ou a internet, já a cabeada é necessário conectar ao ponto