Seguran A Em Pernambuco
JOSE ARAKEN CIRINO FILHO
O artigo busca dar conhecimento de ações de políticas públicas na área de segurança no estado de Pernambuco, mostrando uma significativa redução no número de homicídios que em contraste a outros estados se colocou em condição de destaque, sendo o único que obteve redução. Esse trabalho é fruto de uma iniciativa do Estado que direcionou recursos e esforços humanos para esse feito.
O artigo ele nos permite percebe que para um melhor exito das ações de políticas públicas é importante que seja executada de forma técnica, se possível com a utilização de ferramentas e procedimento gerenciais que possam viabilizar resultados favoráveis aos resultados. O uso de balanced scorecard, indicadores de desempenho que possam controlar essas ações e mensurar resultados, uma equipe de apoio técnico profissionalmente capacitado são alguns desses meios que pode permitir exito nessas ações.
A iniciativa em tornar o quantitativo do efetivo de segurança mais compatível às demandas sociais e adoção de procedimentos técnicos de combate ao crime permitiu maior trabalho das polícias investigativas e da formulação de inquéritos que resultou em um trabalho de maior qualidade e na significativa redução de crimes.
A profissionalização do Estado em buscar resultados, o uso de técnicas de gerenciamento, a percepção através de experiências com outros estado como SP e RJ (benchmarking), são ações que permitiram resultados favoráveis no combate ao crime no estado de Pernambuco.
Diante dessas perspectivas, e dentro de uma percepção social:
1. Uma ação de política pública voltada para segurança na qual mobilizou consideravelmente parte dos recursos do estado para serem aplicados na segurança pode gerar efeitos favoráveis em determinados aspectos se forem bem aplicados. Contudo não pode fragilizar outros setores que também demandam atenção do estado? Como o estado de Pernambuco conseguiu gerenciar essa realidades de modo