sEGUNrA TIPy

498 palavras 2 páginas
Desenvolvida em 1978 por pesquisadores israelenses, do qual fazia parte o físico Eliyahu Goldratt (1947 - 2011) criaram o termo Optimized Production Timetabels (Produção otimizada a horários) e que em 1982 com o lançamento do software para aplicação passou a ser chamado de Optimized Production Technology (Tecnologia de produção otimizada). É um método de gestão da produção que leva em consideração três elementos básicos: O fluxo de matérias passando pela linha de produção (thoroughput); O estoque e os gastos operativos. O OPT não é um técnica 100% otimizada, porque nada garante que na sua aplicação tenha um resultado positivo.

Todo o método do OPT se baseia na gestão da empresa a partir dos seus gargalos de estrangulamento. Um gargalo estrangulador é um recurso, e pode ser uma máquina ou uma oficina cuja capacidade real de produção é inferior à procura do mercado. Os gargalos de estrangulamento definem as condições de produção numa empresa, o que significa que é necessário tomá-los em consideração para melhor gerir a produção. Para além dos indicadores financeiros de lucro líquido, retorno sobre investimentos e fluxo de caixa que dão informação sobre o dinheiro ganho por uma empresa, os inventores do OPT decidiram utilizar outros indicadores como:

- Produtos de vendas
- Estoque
- Despesas de exploração

Segundo o OPT, para a empresa ganhar mais dinheiro, é necessário que, no nível da fábrica se aumente o fluxo e ao mesmo tempo se reduzam os estoques e as despesas operacionais. Embora a estratégia e objetivos de atingir este método já estejam definidos, a aplicação deste terá sempre em consideração outros fatores completamente diferentes, que se relacionam com o universo particular de cada sistema. O método OPT, procura inicialmente identificar com clareza todos os recursos a serem utilizados nos processos de produção, sejam eles externos ou não (por exemplo, matéria prima, subprodutos, equipamentos, etc.) e quais as restrições existentes, quer

Relacionados