Segundo tempo
[pic][pic]
Por meio do Mais Educação, alunos passam o dia inteiro na unidade de ensino participando de atividades pedagógicas, culturais e esportivas “Aqui aprendi muitas coisas, estou mais motivada em sala de aula e melhorei minhas notas. E minha mãe faz questão que não falte um dia”. A descrição de Izalane Benedito, aluna da Escola Estadual Tavares Bastos, em Maceió, resume o êxito dos programas de educação em tempo integral nas unidades da rede pública em Alagoas.
Ao todo, 89 escolas da rede estadual participam do Programa Mais Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que estimula escolas a implantar projetos educativos onde os alunos passam o dia inteiro na unidade de ensino participando de atividades pedagógicas, culturais e esportivas.
Ao todo, 10.489 alunos são beneficiados em escolas nos municípios de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo, União dos Palmares, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Porto Calvo e Piranhas. “Até o ano passado, tínhamos 76 escolas com o programa, mas em 2011, outras 13 unidades também passaram a executar as ações”, calcula a técnica da Gerência de Ações Complementares da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Alzira Pereira.
Integração – Em algumas escolas, a educação em tempo integral reúne tanto atividades do Mais Educação quanto do Programa Segundo Tempo, projeto do Ministério do Esporte para democratizar o acesso à prática esportiva entre os jovens. É o caso da Escola Tavares Bastos, onde 120 estudantes do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental se alternam em aulas de reforço de Português e Matemática e jogos de basquete, voleibol e ações de promoção da saúde.
São selecionados para participar das atividades os alunos com maior dificuldade de aprendizagem em sala de aula. No entanto, a diretora da escola, Thamara Carnaúba, garante que após o programa, as notas dos garotos melhoraram. ”Eles passam a ter um