segundo semestre
Para iniciar o projeto de intervenção pedagógica a partir da terapia assistida por animais, a coordenadora Carolina sugeriu que os professores realizem pesquisas nas redes sociais e encontrem postagens que relatem experiências, evidenciem os benefícios terapêuticos e os eventuais riscos que envolvem esta metodologia. A partir de agora, cabe a você realizar essa pesquisa.
Verifique uma página da internet que explore o assunto, identifique os objetivos da metodologia, analise quais são os comentários dos internautas e, finalmente, realize um diagnóstico dos principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais. Siga o modelo:
Site: https://www.portaleducacao.com.br/veterinaria/artigos/57020/terapia-assistida-por-animais-beneficios-e-responsabilidades
Objetivo da terapia assistida por animais na página pesquisada
A Terapia Assistida por Animais (TAA), também conhecida por pet terapia, zooterapia ou terapia facilitada por animais (GARCIA & BOTOMÉ, 2008), é uma prática realizada por profissionais da área de saúde, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes (DOTTI, 2005; MORALES, 2005). Não se trata de uma prática para substituir terapias e tratamentos convencionais, mas um complemento, uma nova linha de pesquisa em atenção à diversidade, para melhorar a qualidade de vida de pessoas comumente ignoradas pela sociedade, como no caso de pacientes com deficiências físicas, sensoriais, mentais e motoras, além daqueles que se encontram nos centros penitenciários (ABELLÁN, 2009).
Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais
Isac Ferreira: Acho muito importante o uso dessa terapia para crianças com dificuldades para se concentrar. O uso de animais calmos e lentos pode fazer com que as crianças fiquem paradas e observando aquele animas, o mais interessante é que o comportamento calmo do animal reflete na atitude da criança durante a aula.
Vitor