SEGUNDO RELATORIO INORGANICA

885 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO
Num gás a densidade é baixa e, portanto, as moléculas estão em média muito afastadas umas das outras. As suas interações são muito fracas, porque as forças entre moléculas decrescem muito rapidamente com a distância. As densidades suficientemente baixas, todos os gases se comportam da mesma forma, isto é, o volume V que ocupam é inversamente proporcional à pressão p e diretamente proporcional à temperatura T e à quantidade de substância n. Estas relações constituem as conhecidas leis dos gases, que foram muito importantes no desenvolvimento da Química. A relação entre V e p, a chamada lei de Boyle, é conhecida há muito mais tempo que as outras duas. Ao contrário de quantidade de substância e temperatura, pressão e volume são grandezas de que temos uma noção intuitiva e que foi, portanto, possível medir muito antes daquelas.
A quantidade de substância, decorrente das noções de átomo e molécula, é uma idéia recente. A temperatura, por sua vez, só lentamente se autonomizou da noção de calor. A sua medida é realizada sempre de modo indireto, como no termômetro de mercúrio, em que se mede a altura (o comprimento) duma coluna de líquido. A escala de temperatura adotada pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) como referência para medida é resultante da aplicação da equação dos gases perfeitos (p V = n R T).
Quando se representam num gráfico volume–temperatura várias retas correspondentes a diversas quantidades de gás para a mesma pressão ou diversas pressões para a mesma quantidade, todas se intersectam no ponto (V=0, T=–273,15°C). Este valor de temperatura é tomado como o zero da escala absoluta de temperatura, cuja unidade é o Kelvin (K). A medida de temperatura através do volume dum gás é muito complicada de efetuar e só alguns laboratórios nacionais de padrões de pesos e medidas os possuem. Na prática mede-se temperatura utilizando qualquer propriedade que varie de forma regular com T, tal como o volume de alguns líquidos (o

Relacionados