Segundo Reinado
Política
Partidos Poíticos: Partido conservador predominava a defesa de um governo imperial forte e centralizado,
Partido liberal nesse havia a tendência mais favorável à descentralização, concedendo-se certa autonomia às províncias. Quando estavam no poder conservadores e liberais não apresentavam atitudes muito diferentes. Durante o Segundo Reinado(1840-1889) houve 36 gabinetes ministeriais no governo: 21 liberais e 15 conservadores. Os consevadores ficaram 10 anos à mais no poder. Houve um periodo em que liberais e consevadores governaram em coalizão, por meio de acordos para a ocupação de cargos politicos, foi o chamado Periodo de Conciliação (1853-1861)
Parlamentarismo: em 1847 criou-se o cargo de presidente do Conselho de Ministros ou Primeira-ministro. Mas o poder moderador não havia sido extinto, o imperador podia impor o gabinete de sua preferência.,no parlamentarismo normal o Monarca reina, mas não governa. Por isso ficou conhecido como ‘’ Parlamentarismo As Ávessas ‘’.
Leis
Lei de terras: essa lei estabelecia que so era possível adquirir terras atráves dos metódos de compra e venda ou doação do estado. Não era possivel mais adquirir terra pelo metódo de possessao. Aqueles que moravam em alguma terra recebiam o titulo de proprietário desde que morassem e produzissem nessa terras. Os que ganharam mais foram os antigos fazendeiros que possuiam as maiores e melhores terras.
Tarifa Alves Branco: uma tarifa alfandegaria sobre os produtos importados. Até então, o imposto sobre a importação era de 15%, com a Tarifa Alves Branco a maioria dos produtos importados passou a ser tributada em 30%, e se fossem fabricados no Brasil produtos semelhantes, a tarifa chegava a 60%.
Lei dos sexagenarios(1885): está lei declarava que escravos com mais de 65 anos seria livres. Na pratica esta lei teve pouco alcance, porque era pouco o numero de escravos que chegava a esta idade;
Lei do Ventre Livre(1871): esta lei declarava livres todos os