SEGUNDO PORTIFOLIO Antropologia Tica E Cultura
410 palavras
2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANOAna claudia
SEGUNDO PORTFOLIO DE ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA.
VITORIA
2014
Ana claudia
SEGUNDO PORTFOLIO DE ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA.
Trabalho apresentado ao Professor: Eugenio Daniel como parte das exigências do Ciclo quatro da disciplina de Antropologia, Ética e Cultura do curso de Bacharelado em Educação Física a Distancia.
VITORIA
2014
Conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo
O mundo moderno tem uma concepção de ser humana muito fragmentada e mecanicista. Ele apostou na capacidade racional do homem e rompeu com a realidade transcendente. Contudo, essa autonomia não foi capaz de realizar a existência humana e solucionar os problemas da humanidade, mas desencadeou uma crise ética e sem sentido.
O mundo trouxe muito desenvolvimento ao homem, sobretudo no campo material, novas descobertas e inventos trouxeram conforto às pessoas; que passaram a se apegar cada vez mais aos bens materiais e as descobertas das ciências.
A modernidade construiu- se com a supervalorização da razão, com capacidade de transformar o todo em suas partes, a existência, na modernidade, agrega o ter como fundamento para o sentido do viver. Cria-se a ilusão da realização existencial unida ao material. Olhando dessa forma podemos perceber que o ser humano vale pelo que produz e pelo que consome.
O desenvolvimento industrial e tecnológico trouxe na bagagem o individualismo provocado por uma maneira de ser e agir, fruto do desenvolvimento econômico industrial, provocou uma intensa busca de satisfações pessoais; o ponto fundamental a ser considerado é que o sistema prioriza a competição. O individualismo carrega consigo todo o envolvimento de uma sociedade competitiva em que o sucesso individual esta acima de qualquer outro.
O sistema capitalista leva em consideração aquilo que fará com que as pessoas tenham atitudes nitidamente competitiva visando a competição e ao lucro. A situação em que o ser