SEGUNDO Lev Vygotsky
Universidade federal de São João Del Rei UFSJ
Núcleo de Educação a Distância NEAD
Aluna: (a) Luzivânia Andrade Ferreira.
Diciplina: Psicologia da Educação.
Polo: Pompéu.
Professora: Dra. Larissa Medeiros Marinho dos Santos.
Tutora a Distancia: Cynnara.
Data: 24/11/2014.
Tarefa 01: psicologia da Educação. Vygotsky (pagina 50)
No que se refere ao brincar, as maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisição que no futuro torna-se seu nível básico de ação real e moralidade. O brinquedo é entendido
Como o ato de brincar, para a criança, pode representar um momento de extrema importância, pois é um momento em que ela pode representar através do simbólico, aspecto presentes em sua realidade.
No ato de brincar a criança vivencia e concretiza a situação que geralmente já viveu ou ainda viveu, seja em seu contexto social, cotidiano, seja em sua fantasia volitiva e desejada, pois, na infância, a imaginação, a fantasia o brinquedo não são atividades que podem se caracterizar apenas pelo prazer que proporcionam. Para a criança o brinquedo é uma necessidade.
É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de uma esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos.
O objeto, então durante a brincadeira pode deixar de ser usado conforme suas características sugerem para incorporar outra coisa, como por exemplo, um celular pode virar um avião , um carro pode virar uma guitarra e uma infinidade de representações simbólicas, isto pelo fato de Vygotsky via na brincadeira o melhor meio da educação integral que tivesse como eixo norteador o pleno desenvolvimento das funções psicológicas superiores típicas de seres humanos. Alem disso seus estudos sugerem que brincar esta relacionado ao desenvolvimento da percepção da memória, da afetividade, da imaginação, aprendizagem, linguagem, atenção, interesse,ou seja, um leque