segunda revoliçao industrial
Em pesquisas sobre o trabalho, muitos se falou sobre a LOCOMOTIVA. A Locomotiva era o condutor do sucesso econômico de qualquer país naquela época.
Media se o desenvolvimento pela quantidade de ferrovias, o trem de ferro foi um queridinho do século 19. Causou muito espanto e indignação na sociedade naquela época, as pessoas não podiam imaginar, como um equipamento daquele andava sozinho sem atração de cavalos, e tinha ainda uma mentalidade religiosa muito antiga, e, portanto o trem de ferro foi muito criticado, quando foi lançada a primeira linha de ferro em 1825 a igreja conclama as damas da sociedade a fazerem as suas novenas para Deus pudesse impedir os planos de satanás a sociedade, então o trem era associado ao próprio demônio.
Tanto que quando eles viram o primeiro trem apita todos saíram correndo ..
A Segunda Revolução Industrial expandiu para outras atividades, o surgimento do aço, que veio a substituir o ferro por ter uma liga mais leve.
As revoluções industriais são processos que estão ligados diretamente aos avanços tecnológicos que determinam o sucesso de cada uma delas. A 2ª revolução industrial foi um aprimoramento e
Da concorrência ao monopólio
A Segunda Revolução Industrial inaugurou a era das empresas gigantes e poderosas. Essas empresas resultaram principalmente da formação de trustes, cartéis e holdings.
• Truste. Associação de empresas de um mesmo ramo que se fundem com o objetivo de controlar os preços, a produção e o mercado. As uniões entre bancos, como Itaú-Unibanco e Real-Santander também são consideradas trustes horizontais.
• Cartel. Agrupamento de empresas independentes que estabelecem acordos com o propósito de dividir o mercado e combater os concorrentes. Holding. Empresa que controla uma serie de outras empresas, do mesmo ramo ou de setores difrentes, mediante a posse majoritária das ações dessas empresas.
As associações empresariais levaram a uma imensa concentração de capital