Segunda Metade do século
Introdução.
No começo da segunda metade do século xx, por volta de 1950, o mundo já se recuperava dos efeitos da segunda guerra mundial, e a economia norte americana começava a se destacar, com a sua forte industrialização.
Devido a essas mudanças sociais e econômicas que ocorriam, surgiu as expressões artísticas conhecidos por Op Art e Pop Art.
A Op Art.
Op Art, vem do inglês “optical art” e significa “Arte Optica”.
Foi criada por Victor Vasarely (1908 – 1997) Obs: Colocar uma foto dele
As obras de Op Art, trabalhavam muitas figuras geométricas, em preto e branco ou coloridas, para dar a sensação de movimento ao espectador. Obs: Imagens
As obras queriam representar a vida contemporânea, que esta constantemente em movimento, e sempre mudando.
Imagens que representam essa idéia de movimento:
Bridget Riley – Catarata 3 – 1967 – Pag 347 PLT
Victor Vasarely – Pal-Ket – 1963 e 1974- Pag 347 PLT
A idéia do movimento, propicio a invenção de móbiles, criado por Alexander Calder ( 1898 – 1976 ). Ele criou obras que poderiam ser movidas manualmento pelo observador, mais tarde em 1932, ele percebeu que se mantivesse as foras suspensas, elas se movimentariam pelas correntes de ar. Obs: Procurar imagem do Artista, e de suas obras.
A Pop Art.
Pop Art, vem do inglês e significa “Arte Popular”
Surgiu na década de 60 nos EUA, foi rapidamente absorvido pela sociedade, e teve uma ampla repercussão em todo mundo.
A fonte de inspiração para os artistas desse movimento, eram as grandes cidades norte-americana, o boom do consumismo exagerado, as grandes marcas e produtos da época, o cinema e toda tecnologia que a industria proporcionava.
Uma das obras mais conhecidas desse movimento é do artista e fotografo Andy Warhol que com uma fotografia , fez uma seguencia de imagens da atriz Marilyn Monroe. Obs. Colocar foto do artista, e da arte que esta na pagina 349 do PLT
Outro artista que se destacou nesse movimento, foi Roy