segunda guerra
A mais destrutiva guerra da história teve início em setembro de 1939, quando a Alemanha invadiu e ocupou a Polônia, que estava sendo defendida pela Inglaterra.
Participando desse conflito, de um lado, Alemanha, Itália e Japão, em uma política expansionista, por sentirem-se prejudicados pelo Tratado de Versalhes, que encerrava a primeira Guerra Mundial, de outro, os países aliados, destacando-se a Grã-Bretanha, França, Estados Unidos e União Soviética.
A guerra, que causou cerca de 17 milhões de mortes em combate, terminou com a rendição do Japão em 2 de setembro de 1945, depois de duas bombas atômicas sobre seu território.
O tratado de paz de 1919 fora altamente danoso para a Alemanha que teve de entregar parte de seu território, equipamentos, e ainda pagar grande indenização. Com a ascensão de Hitler ao poder, em 1933, a Alemanha começou a reorganizar suas forças, restabelecendo o serviço militar obrigatório em 1935, e reforçando o seu poderio naval. E, embora fazendo parte da Liga das Nações, formada para manter paz, a Alemanha exigiu que lhe fossem entregues os Sudetos, uma região de Tchecoslováquia. A França e a Inglaterra, temendo uma nova guerra, cederam em um acordo feito em Munique, em 29 de setembro de 1938. Mas, em março de 1939, Hitler, violando o acordo de Munique, invadiu Praga e anexou a Boêmia e a Morávia, colocando sob sua proteção toda Tchecoslováquia. Essa e outras violações de tratados fizeram parte das estratégias usadas por Hitler, e, em setembro de 1939, ao invadir a Polônia, o governo alemão pôs fim à política de apaziguamento de alianças e anexações. A Inglaterra, comprometida com a defesa polonesa, declarou-lhe guerra e foi seguida pela França. A Alemanha iniciou os combates e conquistou rapidamente, em abril e maio de 1940, Noruega, França, Bélgica e Holanda.
Os aliados, durante vários meses permaneceram na defensiva, mas em outubro de 1942 conseguiram passar à ofensiva: os ingleses, aproveitando-se da